Hoje minha conversa é com os pais (ou futuros pais).
É muito comum eu ouvir que o pai não quer participar do ensaio, seja da gestação ou um ensaio com a família, porque não gosta de sair nas fotos, porque tem vergonha e etc.
Em primeiro lugar quero te dizer que a fotógrafa profissional, além de fotografar em si, está acostumada a conduzir o ensaio de uma forma leve e natural, temos um pouco de psicóloga também e sabemos "ler" o ambiente.
Assim, vamos direcionando as fotos de acordo com o que recebemos de quem está sendo retratado. Você não precisará fazer poses, nem olhar para a câmera se não quiser e nem pediremos isso se sentirmos que não é o seu estilo.
Depois de um breve tempo que estamos juntos a coisa vai fluindo de uma forma tão natural que muitas pessoas esquecem que estão sendo fotografadas.
Mas, o que preciso mesmo te dizer, pais, é que as fotos contarão a história de vida dos seus filhos e você faz parte dela. Os ensaios de família tem a função de criar memórias, trazer lembranças afetivas, reviver momentos. Será importante para o seu filho, no futuro, olhar as fotos e te ver ali presente.
Claro que a sua presença no dia a dia será fundamental para essas lembranças futuras, mas não podemos negar que a memória pode falhar, especialmente aquelas que vivemos nos primeiros anos de vida. E para essas meus amigos, só as fotos podem nos ajudam.
Participar de um ensaio com a sua esposa grávida ou com a sua família farão de você um cara ainda mais incrível, acredite. Te falo isso como fotógrafa, mãe e esposa e se você ainda não se convenceu, pergunte para a sua parceira. ;)